2007/10/08

A Flor-de-Lis


A verdadeira Flor-de-Lis é uma Amarilidácea.

Nomes Populares: Flor-de-Lis, Lírio-asteca, Lírio de St. James, Jacobean Lily, Lis de Saint-Jacques, Croix de Saint-Jacques.
Origem: México e Guatemala.
Características: Planta bulbosa, produz flores de cor vermelho-brilhante e folhas laminares que aparecem depois das flores.
Reprodução: Divisão de bulbos, durante o período de repouso.
Luminosidade: sol pleno.
Solo: Arenoso. Em vasos e canteiros, a mistura de solo ideal é a arenosa - 1 parte de terra vegetal, 1 parte de terra comum de jardim e 2 partes de areia.
Regas: Espaçadas no início do período vegetativo, intensificando para dias alternados até depois da floração, quando deve-se voltar a espaçar as regas. Recomenda-se evitar o excesso de água, pois pode provocar o apodrecimento do bolbos e o surgimento de doenças fúngicas.

A palavra Lis, de facto, é um galicismo que significa Lírio, mas também pode ser uma contracção de "Louis", primeiro príncipe a utilizar a flor como símbolo (ficando assim "Fleur-de-Louis", ou "Flor de Luís").
A representação desta flor é uma das quatro figuras mais populares em brasonaria, juntamente com a águia, a cruz e o leão.


A relação do símbolo com a flor é encontrada em inúmeros documentos históricos. Qual seria realmente esta flor? Algumas referências afirmam que o Lírio é a verdadeira Flor-de-Lis. Segundo o livro ilustrado dos Signos e Símbolos, de Miranda Bruce-Mitford, Luís XVII adoptou o lírio como seu emblema durante as Cruzadas e o nome evoluiu de "Fleur-de-Louis" para "Fleur-de-Lis", representando com as três pétalas a fé, a sabedoria e o valor. Realmente, há uma grande semelhança entre o Lírio e a Flor-de-Lis, quando as analisamos de perfil. Outras referências sugerem que a Flor-de-Lis é uma espécie de lírio. Os espanhóis traduzem "Fleur-de-Lis" como "Flor del Lírio". Há uma lenda que ajuda a reforçar esta ideia, contando que um anjo teria oferecido um lírio a Clóvis, rei dos Francos, em 496 d.C., quando este se converteu ao Cristianismo.
O lírio é uma planta da família das Iridáceas, originária da Europa. A verdadeira Flor-de-Lis não pertence à família das Iridáceas, nem das Liliáceas: trata-se da Sprekelia Formosissima, uma representante da família das Amarilidáceas, originária do México e da Guatemala.
Conhecida em outros idiomas como Lírio-asteca, Lírio-de-Saint-James (St. James Lily), Lírio-de-Saint-Jacques (Lis de Saint-Jacques) a Sprekelia Formosissima é a única espécie do género. O nome da espécie foi dado pelo botânico Linnaeus (Lineu) quando recebeu alguns bolbos de J. H. van Sprekelsen, um advogado alemão. Os espanhóis introduziram a planta na Europa, trazendo bolbos do México, no final do século XVI.

Símbolo também do escotismo (a Flor-de-Lis tem três pétalas em cima, como os três dedos da la senha escutista, que representam os três princípios Deus, Pátria e Lar; as de baixo representam as virtudes Lealdade, Abnegação e Pureza), é quase impossível precisar a exacta origem da flor enquanto símbolo. A única certeza é que o seu surgimento data de épocas bem remotas.


Sabe-se que o símbolo foi usado nas armas de França em 496. O desenho da flor era colocado no manto de reis na época pré-Cruzadas, na indumentária de luxo dos reis de armas, nos pavilhões, nas bandeiras e, ainda hoje, em vários brasões de municípios franceses. No ano de 1125, a bandeira da França apresentava o seu campo semeado de Flores-de-Lis, o mesmo acontecendo com o seu brasão de armas até ao reinado de Carlos V (1364), quando passaram a figurar apenas três. Conta-se que este rei teria adoptado oficialmente o símbolo como emblema para honrar a Santíssima Trindade.
Alguns historiadores relatam que o símbolo começou a ser utilizado no reinado de Luís VII, o Jovem (1147) e também como emblema da cidade de Florença. Este rei teria sido o primeiro dos reis da França a servir-se desse desenho para selar suas cartas-patentes, principalmente em alusão ao seu nome Luís, que na época se escrevia "Loys". Os reis que vieram a seguir conservaram a Flor-de-Lis como atributo real e o mesmo fizeram os seus descendentes.

Certos estudiosos da Heráldica afirmam que a Flor-de-Lis teve a sua origem na Flor-de-Lótus do Egipto; outros defendem que foi inspirada na alabarda ou lírio - um ferro de três pontas que se colocava fincado nos fossos ou covas para espetar quem ali caísse. Outra possível origem é a de que seja uma cópia do desenho estampado em antigas moedas assírias e muçulmanas. A Flor-de-Lis é símbolo de poder e soberania, assim como de pureza de corpo e alma.

Etiquetas: